Aconteceu na manhã de sexta-feira, 31 de outubro, uma caminha do Outubro Rosa em combate ao câncer de mama. A caminhada foi organizada pelo SESC de Almenara em parceria com todas as Unidades de Saúde da cidade. Todos os envolvidos saíram pelas ruas da cidade conscientizando a população a se prevenirem.
“Você, mulher. procure se conhecer, se tocar, observar sinais nas suas mamas, faça o auto-exame. Ele pode ajudar a tratar de um câncer precoce e é importante lembrar que o câncer de mama vem atingindo os homens também, esse cuidado não é só para as mulheres, mas para os homens também. SE TOQUE! SE CUIDE! #OUTUBROROSA”, disse Daiane Lisboa, agente no posto de saúde do Bairro São Francisco.
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A iniciativa começou nos Estados Unidos, com ações isoladas referentes ao câncer de mama e mamografia no mês de outubro. Posteriormente, houve a aprovação do Congresso Americano que tornou outubro o mês americano de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente como uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno da causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.



