A prefeita de Almenara, Fabiany Ferraz, juntamente com o coordenador de defesa civil, Antenor Sena Aquino, o Empresário Péricles Santana (Pequim), a assessora do deputado federal Reginaldo Lopes (PT), Jaqueline Neiva, e o empresário Dalmo Costa foram recebidos na tarde desta quarta-feira (28) pelo Diretor-Geral do DER-MG, Célio Dantas de Brito, onde trataram do principal problema em que a cidade de Almenara tem enfrentado: a interdição total da ponte ocorrida, desde o dia 10/01/2015.
Durante a reunião, foram discutidos a previsão de recuperação da ponte e demais providências. Célio explanou sobre a situação envolvendo o esmagamento de um dos pilares da ponte e de uma notável rachadura na base do mesmo. Ele destacou ainda que o projeto para recuperação total da ponte foi concluído nesta terça-feira (27), sendo que o prazo previsto para finalizar as obras será o mês de junho deste ano, ou seja, 150 dias. Porém, isso não impede que o trânsito seja liberado no prazo de 90 dias. Segundo Célio, a ponte terá, a partir de sua total reforma, a capacidade de trânsito para veículos de até 35 toneladas. Todos os veículos acima deste peso deverão fazer uma rota alternativa.
Ainda na oportunidade foram discutidos meios para que seja amenizado o impacto sofrido pelo comércio da cidade. A alternativa mais viável e rápida será a melhoria da estrada que interliga as cidades de Almenara a Jequitinhonha via Água Bela. Esta rota já vem sendo utilizada pelos motoristas como meio provisório. Esta estrada será ampliada, serão reformados os mata-burros, e em alguns pontos, ela terá a adição de cascalho, para melhorar a aderência.
Uma segunda alternativa citada seria a vinda de uma balsa, mas, pela falta de profundidade do rio, a vinda desta seria mais complicada embora não se possa descartar esta possibilidade.



