Dona Maria do Bode, um ser humano que trouxe consigo uma historicidade cheia de percalços, no entanto, ao invés de se entristecer se tornou uma pessoa forte, guerreira e cheia de alegria e provou que a cultura está acima da diferença da condição social.
A Prefeitura Municipal de Almenara, através do Departamento de Cultura vem hoje homenagear Dona Maria do Bode (Dona Maria Simplício Gomes), que a mais de cinquenta anos ela e os seus foliões saem pelas ruas da cidade com o “boi-de-janeiro” e a folia-de-reis, contribuindo para a preservação e divulgação das tradições culturais de Almenara e região. Faleceu hoje dia 13/07/2016. Homenagem mais do que merecida. Ela será sempre responsável pelo tempero no caldeirão cultural do Jequitinhonha.
Palavras do Chefe de Departamento de Cultura de Almenara Fernando Lima: “Hoje tem festa no céu e luto na terra, principalmente no Vale do Jequitinhonha em Almenara, mais precisamente no Bairro São Pedro. Acabamos de perder a mestra fundadora da Folia de Reis de Almenara, Dona Maria Simplício Gomes, mais conhecida como Dona Maria do Bode. A quem tive o prazer de conhecer desde menino, vendendo carne de bode pelas ruas da nossa querida e bucólica Almenara, nas décadas de 70 e 80, de correr atrás do seu boi de janeiro o qual marca as comemorações de Natal e Santos Reis do dia 25 de dezembro ao dia 06 de janeiro. Noites tomadas pelo som agudo das flautas de pífano e as batidas latentes das caixas e bumbas da folia, tendo ao fundo o canto único do coral de vozes dos foliões. Quão bacana é a cultura popular, cumprindo o seu papel tão digno de produzir tradição, beleza, magia, crença e muita alegria…..
Descanse em paz grande mestra, obrigado pela riqueza que nos deixa, pela tradição histórica e cultural que ajudou a produzir. Cabe aos que ficam preserva-la e multiplica-la.”



